sexta-feira, 1 de outubro de 2010

"Somos uma Nação, e Nação precisa de união."

Primeira secretária diz em seu discurso que o Conselho de segurança deve manter a paz, examinar atritos internacionais e propor uma maneira de resolver esses conflitos. Diz que devem buscar a paz e a estabilidade.

A primeira secretária do Conselho de segurança concedeu o seu discurso inicial com exclusividade:

"Excelentíssima Secretária Geral das Nações Unidas, Mônica Fonseca Franco, Excelentíssima primeira Secretária do Comitê Econômico Social, Ana Carolina Ferreira de Paiva.Ao Ilustríssimo Diretor do Colégio Cenecista de Pouso Alegre, o prof., Alexandre Marins, o Excelentíssimo Prefeito de Pouso Alegre, prof. Agnaldo Perugini, o Excelentíssimo Presidente da Camara dos Vereadores de Pouso Alegre, o Senhor Paulo Henrique Pereira Alves. Excelentíssimos segundos secretários, Redatores, Delegações e demais autoridades aqui presentes.

Uma Otíma Noite!

Sou Andressa Pereira Fernandes, 1ª Secretária do Comitê Conselho de Segurança das Nações Unidas, e é com grande satisfação que apresento minhas colegas de mesa, Gabriela de Silva Ribeiro, como 2ª Secretária e Mayra de Azevedo Tardeli como Redatora.

Em nome de todos os povos e nações do globo pertencentes à Organização das Nações Unidas, venho orgulhosamente apresentar este Comitê que tem por objetivo fundamental a busca da paz e da segurança internacional.

A primeira medida adotada pelo Conselho é recomendar que as partes conflitantes cheguem a um acordo por meios pacíficos. De acordo com a Carta das Nações Unidas, os Estados membros da ONU devem aceitar e cumprir as decisões deste Comitê.

O Conselho de Segurança possui três funções principais:

- Mantes a paz e a segurança internacional de acordo com os propósitos e princípios das Nações Unidas;

- Examinar qualquer controvérsia ou situação suscetível de provocar atritos internacionais;

- Recomendar métodos para o acerto de tais controvérsias ou as condições para sua solução.

Quanto à formação, o Conselho conta com quinze membros, sendo cinco permanentes. Porém, este ano estaremos com dezesseis membros dentro do Comitê.Isto ocorrerá porque o tema refere-se à problemática da Guerra no Afeganistão, e este participará como membro observador.

O Afeganistão é um país localizado no Centro da Ásia, considerado por muitos parte do “Oriente Médio”.

O conflito começou no dia 11 de Setembro de 2001, com um ataque terrorista aos Estados Unidos, quando dois aviões de chocaram contra as torres do World Trade Center e também atingiram parte do Pentágono (centro do poder norte-americano).O então presidente dos Estados Unidos, George Washington Buch, acusou a rede terrorista de Osama Bin Laden (Al-Qaeda) de ser a responsável pelos ataques e de terem suporte do governo Talibã no Afeganistão.

Um dos maiores desafios enfrentados no Afeganistão é a falta de segurança.Algumas áres por exemplo foram tomadas por Talibãs e outros insurgentes. Isso torna ainda mais lenta a reconstrução do Estado afegão.

O Conselho de Segurança é responsável por revisar o mandato da Missão de Assistência das Nações Unidas para o Afeganistão (UNAMA). Essa Missão possui o papel fundamental de promover a paz e a estabilidade no Afeganistão. A UNAMA apoia a reconstrução deste Estado e o fortalecimento das bases e da democracia.

Para que este Estado se desenvolva e alcance a estabilidade, é preciso que o país desenvolva a sua economia,respeite as leis, regras e Direitos Humanos e ao mesmo tempo em que cria oportunidades de empregos e implanta um bom governo.

Espero que na reunião de amanhã, poçamos estar capacitados na busca da demolição das guerras e ataques que o Estado Afegão está enfrentando.

Somos uma Nação, e Nação precisa de união. União precisa de acordos pacíficos.Por isso digo: sejamos uma Organização que acima de tudo busca a paz e a estabilidade.

Recebam meus cumprimentos e uma Boa Noite."


Nenhum comentário:

Postar um comentário